Indicações de cirurgia de aneurisma de aorta

Aneurisma de Aorta Abdominal

 
O termo aneurisma refere-se a dilatações em vasos sanguíneos, quando eles ficam 50% maior do que o diâmetro normal. Esta dilatação inicialmente começa com um enfraquecimento ou defeito na parede do vaso e vai aumentando progressivamente de tamanho, podendo desencadear um rompimento.
Acontece mais comumente em indivíduos idosos, em portadores de hipertensão arterial sistêmica – ou “pressão alta”— em fumantes ou com portadores de doenças mais raras como a Síndrome de Marfan. Esses aneurismas podem acometer diversos vasos, mas, o mais comum, é a artéria aorta, uma grande artéria que leva o sangue oxigenado do coração até outras artérias menores.
Grande parte dos aneurismas não apresentam sintomas, mas podem ser percebidos como uma massa pulsátil, como dor ou somente um desconforto local. Ainda pode ter manifestações típicas relacionadas com a região de acometimento da doença. Entretanto, a dor intensa é um sinal muito importante, pois pode evidenciar uma expansão rápida, o extravasamento ou ruptura do aneurisma.
        Mesmo que no momento do diagnóstico não seja necessária a correção, os aneurismas devem ser acompanhados ao longo do tempo pois podem apresentar um crescimento rápido. Quando este crescimento ultrapassa 0,5 cm de diâmetro em seis meses, é necessário intervenção cirúrgica, procedimento realizado pelo cirurgião vascular.
        Quando a pessoa apresenta muitos sintomas, independentemente do tamanho do aneurisma, ou quando não há sintomas, mas os vasos superam as dimensões em duas vezes o que é considerado  tamanho normal, é necessário optar pela cirurgia ou pelo procedimento por dentro do vaso, com a ajuda do médico especialista.  Em alguns segmentos da aorta, a chamada aorta suprarrenal ou toracoabdominal – que percorre a região acima dos rins até parte do tórax – devem ser operadas quando atigirem aproximadamente de 5,5 a 6,0 cm de diâmetro. 
        Quando o vaso doente está abaixo dos rins, na região abdominal (a forma mais comum) também recebe indicação de tratamento se for maior que 5,0 a 6,0 cm. Se for um pouco menor, mas com outros vasos próximos acometidos, poe haver indicação de correção cirúrgica.
A opção pelo procedimento cirúrgico ou pelo endovascular – técnica que permite o acesso por dentro do vaso e uso de prótese que se fixa dentro dele – deve ser discutida e avaliada cuidadosamente pelo cirurgião vascular e endovascular em conjunto com o paciente e a família.
 
 
 
Fonte: 2011 ACCF/AHA Focused Update of the Guideline for the Management of Patients With Peripheral Artery Disease (Updating the 2005 Guideline)
 
aneurismaartériaarterialaortacirurgiatratamento

Select ratingGive Indicações de cirurgia de aneurisma de aorta 1/5Give Indicações de cirurgia de aneurisma de aorta 2/5Give Indicações de cirurgia de aneurisma de aorta 3/5Give Indicações de cirurgia de aneurisma de aorta 4/5Give Indicações de cirurgia de aneurisma de aorta 5/5
No votes yet